Experimentar receitas novas? Sim, adoro!
Quando me perguntam se gosto de cozinhar, por norma a minha resposta é negativa. Contudo, adoro inovar na cozinha. Adoro experimentar novas receitas e criar as minhas.
O problema é que, depois de experimentar a nova receita, ela deixa de ser nova e passa para o plano de rotina onde, possivelmente ficará durante muito tempo.
Não quero dizer com isto que seja uma inovadora na cozinha e que invente pratos diferentes todos os dias, até porque não cozinho todos os dias, mas quando cozinho, tento fazer sempre qualquer coisa diferente. O que não gosto mesmo é de rotinas.
Há tanta diversidade de sabores, porque é que haveríamos de saborear sempre os mesmos?
Quem me conhece sabe que não sou “um bom garfo”, o que quer dizer que não como qualquer coisa e o que como é em pouquíssimas quantidades. E é por isso que gosto de comer com prazer, gosto de comer as coisas que me sabem bem, nunca descurando da nutrição.
Não sou muito rigorosa quanto à composição nutricional dos alimentos, não peso quantidades, não elimino nem o açúcar nem o sal de vez, mas tento ter uma alimentação o mais equilibrada e variada possível.
Quanto a ementas ou pratos preferidos, até aos dias de hoje não consegui eleger.
Gosto bastante de sushi. Gosto de todos os tipos de pão. Gosto de qualquer sopa. Gosto de chocolate. Mas não há nada pelo qual sinta mesmo aquela vontade de perder a cabeça.
Enfim… e parece que já sou assim desde bebé. Diz a minha mãe que se me queria ver comer bem, era levar-me a passear para ver os animais: os gatos, as galinhas, os patos. Enfiava-me a comida na boca e eu, distraída, lá ia comendo.
Assim continuo em idade adulta. Não preciso que me metam a comida na boca, felizmente, mas preciso de estímulos alimentares. E por estímulos alimentares entendo serem novos sabores, texturas e até cheiros.
E é por isso que, sempre que posso, me dedico a experimentar ou criar qualquer coisa nova na cozinha. Seja um almoço ou jantar ou um dos meus preferidos que são os pequenos-almoços e lanches.
O meu Blog não é um Blog de receitas, mas é um Blog onde partilho tudo aquilo que gosto de fazer. Não sei avaliar as receitas e os alimentos nutricionalmente, mas tento “não me esticar” muito nos produtos que considero menos saudáveis.
Vou começar a colocar aqui algumas das minhas receitas para partilhar convosco as minhas experiências na cozinha. Brevemente novidades!