Tech Review: A minha Monsieur Cuisine Connect
Sempre achei que um robot de cozinha seria só mais um equipamento inútil para ocupar espaço na bancada da cozinha. Nunca tive intenção de comprar, até porque, para mim, ter um robot de cozinha e ter todo o trabalho de preparar e colocar lá os ingredientes, não fazia sentido. Quem os coloca no robot, também os coloca numa panela.
Bem, não sabia mesmo o que dizia.
No final de 2020, O LIDL colocou à venda, em Portugal, o robot de cozinha Monsieur Cuisine Connect e, depois de ver alguns vídeos promocionais e ler alguns artigos sobre o equipamento, senti-me tentada e decidi comprar.
Digo, com toda a certeza, que foi a melhor compra de 2020. Esta “fada da cozinha”, como carinhosamente lhe chamo, veio facilitar a vida cá em casa.
Quais as funcionalidades da Monsieur Cuisine Connect?
São mais do que muitas as funcionalidades desta menina: cozinhar a vapor, refogar, dourar, bater, misturar, esmagar e, além de tudo isto, ainda nos permite cozinhar em “camadas”, ou seja, aproveitar a energia para cozinhar várias receitas/alimentos ao mesmo tempo. Por vezes, faço uma sopa e aproveito para cozinhar um peixe ou até uma fruta no vapor.
Tecnologia da Monsieur Cuisine Connect
Esta série do Monsieur Cuisine tem um ecrã tátil de 7 polegadas, uma balança incorporada, sistema de cooking pilot e ligação wifi para atualização do sistema e de novas receitas.
Que tipo de receitas a Monsieur Cuisine Connect faz?
Tudo o que possam imaginar, a Monsieur Connect faz. Refeições completas, sopas, sobremesas, molhos, pão, iogurtes, pratos vegetarianos. What else?
É só escolher a receita que querem fazer, seguir os passos indicados e podem ter a certeza que o resultado final vai ser sempre delicioso.
Além disso, podem também cozinhar as vossas receitas habituais ou criar novas.
Como ter acesso às receitas?
O equipamento traz muitas receitas incorporadas no sistema, às quais podem ter acesso no próprio equipamento, no ecrã tátil.
Existem, também, alguns livros digitais que podem descarregar para o vosso computador ou telemóvel e onde têm acesso a muitas mais receitas.
Além disso, sigo o grupo Monsieur Cuisine Connect e Plus Portugal, no Facebook, onde vários usuários vão publicando as receitas que experimentam e criam neste robot, assim como o BLOG da Graça Truques e Dicas, que é uma apaixonada pela criação de receitas na cozinha, e partilha as suas experiências em vários robots de cozinha, entre eles o Monsieur Cuisine Connect.
Vantagens?
Muitas são as vantagens desta “fada da cozinha”:
– É muito fácil de usar.
– Tem um copo grande (3 litros), o que permite cozinhar em quantidade.
– Os acessórios são bastante robustos e fáceis de limpar.
– Tem 3 anos de garantia.
– Ventosas no fundo da máquina, para que fique bem firme na bancada da cozinha.
– Preço bastante apelativo, tendo em conta a qualidade do equipamento (359,00 €, no Lidl).
– Receitas guiadas e cooking pilot.
Desvantagens?
É justo falar de vantagens e desvantagens sempre que fazemos uma qualquer avaliação a um produto ou equipamento.
No entanto, a única desvantagem que aponto a este equipamento é o facto da assistência técnica não ser feita em Portugal. Ou seja, em caso de avaria, a “fada da cozinha” vai ganhar uma viagem até à Alemanha.
Nesta situação, é-nos recomendado contactar a empresa responsável, a Hoyer, que tratará de toda a logística. Depois, é só aguardar que a mandem de volta e em condições.
A minha experiência
Se soubesse o que sei hoje, já a teria comprado há mais tempo.
São imensas as vantagens que me trouxe: passo menos tempo na cozinha e, todo o tempo que passo, é passado com prazer.
Gosto de cozinhar, mas detesto a ideia de cozinhar por rotina, de ter horários para fazer as refeições e de fazer sempre os mesmos pratos.
Também não sou uma boa “apreciadora de comida”, a verdade é essa e, portanto, com todas as opções de pratos que a Monsieur Cuisine nos oferece, deixou de ser monótona a vida na cozinha e passou a ser um momento de criação, o qual aprecio bastante.
Além disso, posso “inventar” o que quiser, combinar os sabores que me lembrar no momento, que sei que sairá sempre bem.
Outra grande vantagem deste robot é o cooking pilot. Só tenho de escolher a receita, colocar os ingredientes, seguir os passos e sentar-me no sofá à espera que apite, et voilà… jantar pronto!
Caso para dizer que o meu fogão tornou-se num equipamento quase obsoleto cá em casa, porque a “fada da cozinha” faz maravilhas.
Só a tenho há três meses e já somos inseparáveis. Mas vamos ter de fazer um acordo as duas: não dá para continuar a experimentar as receitas mais gulosas que me apresenta. Vamos ter de começar a optar por receitas mais fit. É a minha próxima aposta. Criar receitas fit na Monsieur Cuisine. Não prometo, mas vou tentar.
Vou dando feedback! Stay tuned 😊
2 commentários
Olá Cátia. Disse que era possível criar receitas. Como?
Porque uma das desvantagens que vejo, é ter poucas receitas. Nem sequer uma limonada tem… E com o seu comentário, pareceu-me que estou com alguma coisa em falta.
Obrigada!
Olá, Flávio. A minha resposta já vem um pouco tarde, mas confesso que não vi este seu comentário. Quando refiro, no meu artigo, que podemos criar as nossas próprias receitas, refiro-me ao uso do equipamento em modo manual. O equipamento dá para programar os cozinhados (tempo, temperatura e velocidade de rotação).
O sistema está constantemente a ser atualizado com novas receitas também. Além disso, sugiro a página do Facebook da Monsieur Cuisine, criado pela Graça Truques e Dicas: https://www.facebook.com/groups/595159300890704
Nesta página, os vários utilizadores do equipamento, vão partilhando receitas e experiências.
Bons cozinhados 😀