E pensava eu que não gostava de mousse. Até provar a minha primeira mousse caseira. Esta de fit não tem mesmo nada. É uma daquelas “gordices” para dias em que o nosso cérebro está gordo. Muito gordo.Mas, se for só de longe a longe, não há-de fazer mal.
Esta receita que experimentei é a receita básica. Fiz uma pesquisa na internet e encontrei esta no Sapo Lifestyle. Fiz diferente apenas o método de derreter o chocolate. Em vez de banho-maria, derreti directamente na panela.
O meu toque pessoal é apenas a decoração.
Separar as gemas das claras. Adicionar 8 colheres (sopa) de açúcar às gemas e bater muito bem com a batedeira até formar um creme homogéneo e não se sentir o açúcar. Numa panela à parte, partir a tablete de chocolate aos quadradinhos, juntar uma colher de manteiga e 2 colheres de leite ou bebida vegetal e levar ao fogão, a uma temperatura média, até derreter. Enquanto o chocolate vai derretendo, bater as claras em castelo. Para que fiquem bem sólidas e fofas, juntar uma pitada de sal antes de começar a bater com a batedeira. Quando o chocolate estiver derretido, incorpore-o no creme de ovos e açúcar e misturar muito bem. No final, adicionar as claras em castelo e voltar a bater tudo muito bem até que fique um creme homogéneo e consistente. Divida a mousse em taças individuais e leve ao frigorífico. Quanto mais tempo estiver no frigorífico, mais fofa ficará. Antes de servir, aplique-se na decoração.Mousse chocolate
Imprimir
INGREDIENTES
INSTRUÇÕES
Para esta minha primeira experiência, decidi usar morangos e tentei fazer algumas obras de arte. Umas falharam, outras até escaparam.
Mas o mais importante de tudo é que a mousse ficou mesmo deliciosa e que passei a poder dizer que afinal gosto de mousse de chocolate. Caseira, atenção. A instantânea vou continuar a negar.
Uma dica importante é a qualidade do chocolate. Quanto melhor for o chocolate, melhor será a mousse. Usei um da marca Pantagruel.
Experimentem e deliciem-se. Mandem feedback.
Se precisarem de ajuda, estou disponível.