Sabes qual é a missão do livro “Paiva, O Gatinho Amarelo“? O que é que pretendo com esta história? Qual a mensagem que quero passar?
Este projeto tem como missão ajudar a diminuir o número de animais abandonados e aumentar o número de adoções.
E de que forma pode alcançar este objetivo?
Através de um pequeno e simples, mas muito importante passo:
Sensibilizar as nossas crianças para os direitos dos animais, desde tenra idade!
A história do Paiva tem uma vertente pedagógica que visa sensibilizar não só os mais novos, mas a todos, para a adoção de animais, mas principalmente para o não abandono!
E esta é a principal mensagem que quero passar através da história do Paiva. Consciencializar as nossas crianças de que os animais têm os seus direitos e merecem ser tratados com amor e dignidade.
Infelizmente o abandono de animais de companhia continua a aumentar. As medidas de criminalização do abandono não são suficientes.
A aprovação da Lei n.º 27/2016, que proíbe o abate indiscriminado de animais como forma de controlo da população, por si só, também não é suficiente. É necessário fazer algo mais. Os canis municipais estão sobrelotados. Não há espaço para todos.
Esta mesma Lei prevê a integração de temáticas sobre o bem-estar animal no âmbito da educação ambiental desde o 1.º ciclo do Ensino Básico e a realização de campanhas contra o abandono. E é este o ponto de partida. Mudar mentalidades, consciencializar de que um animal não é um objeto, sensibilizar para o respeito à vida.
E é em tenra idade que boa parte da nossa personalidade se forma. A infância é a idade crucial para abordar temas desta importância. Alimentar as crianças com livros, atividades, experiências e tudo o que possa motivar o amor e respeito pelos animais é necessário para um futuro em que a natureza seja protegida. É através da imaginação que as ideias se concretizam e são assimiladas.
E é por este grande desafio que enfrentamos que nasceu este projeto.
Um projeto que pretende sensibilizar para os direitos dos animais, bem como promover a adoção, abordando também os benefícios de ter um animal de estimação.