O meu melhor aliado na limpeza da casa
Uma vida de agenda cheia, três gatos traquinas e mais um bebé nos planos para um futuro próximo foram os motivos que me levaram a querer comprar um robot aspirador cá para casa.
Na verdade, a pessoa mais fascinada por tecnologia cá em casa não sou eu, mas sim o meu “mais-que-tudo”, a quem entrego todo o trabalho de pesquisa e análise dos equipamentos tecnológicos.
Compramos, então, em 2021, o robot aspirador Xiaomi Robotrock S7 e, acreditem, tem sido o meu melhor aliado para manter a limpeza da minha casa em dia. Além de aspirar o chão e tapetes, este “disco voador” também passa a mopa. Só é pena que não trepe móveis e cadeiras para poder também limpar-lhes o pó.
Tecnologia do Robotrock S7
Este modelo da Xiaomi, com 35 cm de diâmetro (aproximadamente) e 4.7 Kg, aspira e passa o chão, tem um reservatório de água, uma mopa e um depósito para o lixo. Tem autonomia de 180 minutos em funcionamento e é autónomo no retorno à base de carregamento, sempre que termina a limpeza ou necessita de recarregar a bateria. Este robozinho tem ainda conexão WiFi e a App Mi Home que faz um mapeamento da casa, onde podemos programar o horário da limpeza, escolher as divisões da casa a limpar, o tipo de limpeza a fazer (superficial ou mais intensa) e ainda ver a evolução da limpeza enquanto é feita, através dos mapas geográficos que são criados.
Quais as funcionalidades do Robotrock S7?
Aspirar e passar o chão para mim já é magia suficiente. Contudo, este “disco voador” ainda aspira os tapetes (se não forem muito leves).
É só encher o reservatório da água, colocar uma mopa limpa, esvaziar o depósito do lixo, clicar no start e sentar no sofá, enquanto a magia acontece dentro de casa.
Quais as peças de desgaste que necessitam de ser trocadas?
Um dos motivos que nos levou a escolher este robot foi a baixa manutenção.
As peças que terão de ser substituídas assim que estiverem em fim de vida (a periodicidade depende do uso que lhe for dado) são: filtro do depósito do lixo, mopa e escova de aspiração. Quando efetuamos a compra, compramos logo também mais algumas mopas, filtros e escovas de aspiração, para substituição quando necessário. Durante estes dois anos de utilização, apenas substituímos o filtro do depósito do lixo uma vez. As mopas são laváveis e reutilizáveis e ainda estão em ótimo estado. A escova de aspiração também nunca foi substituída, apenas +e limpa de vez em quando, e ainda está ótima.
Vantagens?
Se vos disser que tenho aproveitado muito mais o meu sofá, na companhia da Netflix, será já uma vantagem considerável?
Contudo, indico abaixo algumas das vantagens deste modelo de Robot aspirador, tendo em conta a minha experiência no seu uso:
– É muito fácil de usar.
– Aspira e passa o chão.
– Aspira tapetes.
– A aplicação Mi Home é uma ótima ferramenta para controlo e programação das limpezas.
– As peças de manutenção (reservatório de água, depósito de lixo e mopa) são muito fáceis de limpar e manusear.
– Retorna à base de carregamento autonomamente.
Desvantagens?
Se considerarmos o facto do “disco voador” afinal não voar e não limpar mesas, móveis e cadeiras como uma desvantagem…bem… tem essa desvantagem.
Ah.. e mais uma, que na realidade nem é bem uma desvantagem, mas sim algo que pode chatear um bocadinho: não é silencioso. Faz um bocadinho de ruído enquanto trabalha, mas muito menos do que qualquer aspirador manual.
Contudo, quem se importa com o ruído, quando pode aumentar o som da televisão?
A minha experiência com o uso da “Eve”
EVE – o nome que, carinhosamente, demos ao “disco voador”. Isto porque já temos o “Wall-E”, que é o nosso aspirador manual cá de casa e, portanto, faltava-nos a EVE para completar a dupla do filme de robots.
Com três gatos e uma bebé a caminho, foi uma das melhores compras, nos últimos tempos. Poupa-me entre 3h00 a 4h00 por semana, que era o tempo que dispensava a aspirar a casa, numa dança desenfreada com o Wall-E.
Nas primeiras utilizações, confesso que andava sempre de olho na EVE, para garantir que limpava bem e conseguia chegar a todos os cantinhos. Os meus gatos, muito curiosos com aquela novidade, seguiam-lhe todos os passos na tentativa de perceber as intenções do novo inquilino. Quando perceberam que era só mais uma escrava deles, que iria aspirar os pelos que largavam pelo chão, deixaram de se importar e aceitaram-na com muito gosto.
Cá em casa, a EVE trabalha dia sim dia não, e tem sido suficiente para manter a casa limpa, sem pelos de gato, cabelos e outro lixo que se vai acumulando diariamente.
Dispenso apenas 5 minutos do meu dia para encher o reservatório de água, despejar o depósito do lixo, trocar a mopa e carregar no Start. Sento-me no sofá, confortavelmente, a ver um filme ou uma série e, assim que termina…magia! Casa impecavelmente limpa!
Mais do que recomendado!