Muitas são as coisas boas que me têm acontecido últimamente. Uma delas, e que me deu um gosto enorme participar e organizar, foi o evento literário Histórias Mágicas.
Que adoro histórias, já todos sabem. Mas nem eu sabia que gostava tanto. E conjugar as histórias com o teatro é a cereja no topo do bolo.
Foi no passado dia 27 de outubro que estreou o evento literário Histórias Mágicas, inserido no Escritaria, na linda cidade de Penafiel e foi um verdadeiro sucesso.
No entanto, não é sobre o evento que vos quero falar, mas sim sobre toda a viagem até ao “grande dia”.
Onde tudo começou.
É curioso, mas a ideia do evento literário Histórias Mágicas surgiu de uma simples sugestão minha em organizar uma pequena comemoração do 1.º ano do Projeto Paiva. Acreditam?
Tenho comigo alguém que gosta de transformar “pequenas coisas em grandes feitos”. Alguém com uma grande capacidade criativa e que, tal como o próprio diz, “pensa sempre em grande”. Claro, só pode ser o Filipe Silva. E quem tem o prazer de o conhecer, sabe bem o que digo.
Foi ele o mentor de toda a estrutura do Histórias Mágicas.
Depois de delinear tudo muito bem e fazer uma apresentação toda “catita” no seu portátil, lá fomos nós apresentar a ideia à Câmara Municipal de Penafiel. Conscientes de que o “Não” está sempre garantido, mas na tentativa de um “Sim”, lá fomos cheios de coragem.
E não é que encontramos alguém tão ou mais dinâmico do que nós? Sempre com vontade de inovar e fazer mais e melhor? Refiro-me à Dr.ª Susana Oliveira, Vice-Presidente da Câmara de Penafiel que acolheu este projeto de braços abertos e ainda achou por bem inseri-lo no maior evento literário da cidade, o Festival Escritaria.
Ficamos os dois radiantes. Eu, já um pouco assustada com tudo o que se avizinhava. O Filipe, feliz da vida, estava já a fervilhar ideias para organizar tudo e fazer algo em grande. E assim iniciou a nossa “viagem mágica”.
As Emoções.
Foram muitas as emoções. Muitas as inseguranças e receios de falhar.
Apesar de estar habituada a plateias, estava com um medo terrível de pisar o palco. Era um público diferente. Eram famílias inteiras que se iriam deslocar, num domingo de manhã, para assistir ao espetáculo que tínhamos vindo a preparar. Tinha de correr bem. Era só o que pensava. E esta pressão que eu própria colocava em mim, aumentava o meu receio e ansiedade.
Mas, no final, veio a satisfação de mais uma conquista. A felicidade por tudo o que foi alcançado. O afeto por todos com quem me cruzei. A confiança que esta superação do medo me fez sentir e a coragem que me deu para poder seguir em frente e agarrar novos desafios.
É normal sentirmo-nos inseguros quando temos um trabalho de tanta responsabilidade. É normal sentir estes receios. E é a superação destes medos que nos faz crescer, ficar mais fortes e corajosos, com vontade de fazer muito mais.
As pessoas.
O Histórias Mágicas não foi apenas um dia. Foram meses de trabalho, onde muitas coisas aconteceram.
Uma das coisas que tornou o Histórias Mágicas tão positivo foi ter a oportunidade de conhecer pessoas especiais.
Algumas delas não conhecia, mas passei a querê-las na minha vida.
Durante largos meses, estive em trabalho de parceria com o Grupo de Teatro de Novelas. Um grupo de teatro amador (que para mim não tem nada de amador) que se intitula de GTN – Teatro por paixão. E foi graças a esta parceria, com o objetivo de encenação de uma história infantil para o Histórias Mágicas, que mais pessoas entraram nesta viagem.
Conheci a Joana Barros, encenadora e atriz do Grupo de Teatro de Novelas que, além de muito profissional, é a luz em pessoa. Sempre bem-disposta e pronta a fazer cócegas à vida. É ela quem coordena o grupo de teatro que não é só um grupo de teatro. É uma verdadeira família. Foi um gosto enorme poder privar com os atores e atrizes desta família. A Kika, a Filipa, o António Mendes e o João.
Vivemos momentos muito especiais. Rimos. Choramos. Contamos histórias (não só histórias de encantar). Criamos empatia e laços.
Além destas pessoas que quero manter na minha vida, embarcaram também nesta viagem umas doces meninas. Mini-atrizes com um grande talento. A Íris, a Eduarda, a Bárbara e a Beatriz, foram as vencedoras do “Casting Talentos”. Um casting aberto para toda a comunidade escolar de Penafiel, com o objetivo de recrutar atores/atrizes para o evento Histórias Mágicas.
Muito tímidas, mas com muita vontade de representar e pisar o palco, estas meninas, com o apoio incansável das suas famílias, agarraram o desafio sem medos.
Admiro-as imenso pela coragem que tiveram. Pela primeira vez, enfrentaram uma plateia de 150 pessoas. A sentir borboletas na barriga, mas sempre determinadas em representar bem o seu papel.
Com estas quatro princesas, vieram as suas famílias, que também fizeram a mesma viagem. A fazer aquilo que melhor podem fazer: apoiar e estar presente.
Uma das coisas que mais digo às crianças com quem me cruzo é que elas podem ser tudo aquilo que quiserem. E este apoio dos pais é fundamental para que assim seja.
Na viagem mágica entrou também uma querida amiga, que já conhecia há algum tempo, mas que é sempre bom encontrar.
A Gusta Santos. Tem a voz mais meiga que conheço.
A Gusta entrou na minha vida ainda antes do lançamento do livro do Paiva. Foi ela que deu a história a conhecer pela primeira vez. Foi ela que deu voz a todas as personagens do livro pela primeira vez. E, desde aí, posso afirmar que “há momentos e pessoas que nos marcam para sempre”.
À Gusta juntaram-se outros contadores de histórias que vieram enriquecer ainda mais o espetáculo literário. A Rosário Ribeiro, o Vitor Fernandes e a Escritora Raquel Patriarca. Foram simplesmente maravilhosos.
A avaliar por tudo isto, só posso dizer que esta foi uma experiência muito positiva e que quero repetir.
Agora, mais confiante, mais segura de mim mesma e sem medos, venham mais Histórias Mágicas.
Muitas são as ideias já a “borbulhar” para este novo ano que se inicia, mas com a certeza de que tenho as pessoas certas do meu lado para me ajudar a fazer acontecer.
Vão espreitando a minha página de Instagram para saberem de todas as novidades.
Beijinhos 🙂
1 comentário
Com muita alegria vou vivendo o sucesso cultural de minha terra natal… Tenho participado e assistido a vários eventos que tanto dignificam a terra onde nasci… Parabéns à Câmara Municipal e particularmente à Vice-presidente Dra. Susana Oliveira pelo trabalho que tem desenvolvido e apoiado que tão bem posiciona Penafiel como um dos melhores exemplos culturais do País. Parabéns ao Grupo de Teatro de Novelas: todo elenco e direção, porque sãos dos melhores atores que eu conheço e admiro… Pela sua entrega e paixão na Arte de bem representar. Obrigado, porque fazem o meu orgulho de ser penafidelense e novelense. Bem haja a todos…. E FELIZ ANO NOVO.